Friday, April 17, 2009

Ahmed & Salim


Ahmed & Salim, dois jovens palestinos, filhos de um “arquiterrorista”, que, em vez de seguirem o caminho do pai, só se interessam por televisão e jogos de computador, eles são personagens principais de um desenho animado de humor negro, que está causando polêmica em Israel e no mundo árabe, pois tratam de maneira irreverente o conflito entre israelenses e palestinos.Os criadores do desenho são, o artista gráfico Tom Trager e o editor de vídeo Or Paz.“Ao contrário do que vocês podem pensar, não temos nada contra árabes, simplesmente não gostamos de gente em geral”, anunciam Trager e Paz em seu site.“Em caso de perguntas, ameaças de morte ou comentários, entrem em contato conosco”, convidam os autores.“Trata-se de uma série de situações cômicas sobre terroristas”, dizem os criadores do desenho. “Todas as semanas criamos um episódio, com o objetivo de divertir e ofender a todos.”Os artistas ficaram surpresos principalmente com as reações no mundo árabe.“O desenho despertou um grande interesse no mundo árabe”, dizem. “Recebemos muitas mensagens de pessoas que gostaram e vários artigos foram publicados analisando nosso trabalho e afirmando que não somos racistas.”O vídeo a seguir é o primeiro episódio de seis que foram divulgados no YouTube, cada um tem cerca de quatro minutos. A audiência já passou de 500 mil.
Trager e Paz querem criar um seriado para televisão, mas até agora nenhum canal demonstrou ter interesse.

http://www.youtube.com/watch?v=rXMIQDVOs98

Thursday, April 16, 2009

Codex Gigas, a Bíblia do Diabo e Hellraiser (Malditos II RELOADED)

Diz a lenda que no começo do século 13, um monge fora castigado e confinado em uma torre pra escrever um livro sobre o Velho Testamento e que ele terminou ilustrou e escreveu inteirinho em uma noite com a ajuda do diabo.

Codex Gigas, que em latim significa “Livro Gigante”, pois mede 89,5cmx49cm e pesa 75 quilos) também é chamado de “A Bíblia do Diabo” por causa da lenda acima e por causa dessa ilustração que o monge enfastigado fez em uma de suas páginas:

200px Codex Gigas devil - 200px Codex Gigas devil

Hoje o livro se encontra na Suécia.
Não é um livro maligno nem é sobre magia negra, talvez o monge tenha desenhado o diabo porque teve um dia ruim ou acordou com o ovo esquerdo, fora isso ele é só um manuscrito enorme sobre o Velho Testamento. Mas sempre paira um ar misterioso e hermético nesses livros feitos na idade média, quem leu ‘O Nome da Rosa” de Umberto Eco sabe que clima é esse.

Codex Gigas - Codex Gigas

Nessa época, os ilustradores desses livros eram os próprios abades, que escreviam letra por letra, criavam as iluminuras e diagramavam o livro. Era trabalho pracaray, e o pagamento era uma benção divina. Se a vida de ilustrador hoje é difícil, antigamente era mil vezes pior, tendo Deus como diretor de arte e o abade superior como art buyer.
Aí Gutemberg chegou com a prensa, e todo mundo nas torres monásticas perdeu o emprego. Todos voltaram para os prazeres terrenos menos enclausurados, como orar o dia inteiro e plantar alface.
173px Sapientia - 173px Sapientia

Falando em monges, mistérios e artes negras, quem curtiu o podreira Hellraiser vai lembrar do “Pinhead” e outros tipos bizarros. O livro de Clive Barker é bem mais claustrofóbico (aliás, quase todos são), mas o filme acerta no visual do pessoal gótico do fundão. O primeiro e o segundo são show de bola, os outros é material pro gato jogar terra em cima.

No filme eles são uma raça chamada “Cenobitas” e vivem num inferno muito fashion.

hellraiser - hellraiser

Na vida real, cenobitas são um gênero de monges que vivem isolados em comunidades, seguindo regras rígidas ditadas por um abade.

As outros gêneros são os Eremitas, que vivem isolados e sozinhos (daí que veio o nome que a gente dá praquele tio que não sai de casa nem pra festa de Natal); os monges Giróvagos, que são os ciganos da fé, pulam de mosteiro em mosteiro e os Sarabaítas, que o pessoal não vê com bons olhos e não são convidados pro amigo secreto, pois não possuem regras, nem abades e dizem que mentem pra Ele. Até entre eles existem os anarquistas, graças a Deus.

Até um tempo atrás eu acreditava na história de que diziam que cenobitas eram monges que viviam isolados e se auto-mutilavam, buscando purificação através da dor. Isso tá mais pro Sarabaítas. Mas é um nome que não impõe respeito prum diabo (nós somos Sarabaítas, viemos te buscar) , então jogaram a culpa no que tem o nome mais mofento.

Agora se você sonha em um dia entrar pra essa turma emo da pesada e sua vida é uma merda, aí vai um cubo da “Configuração dos Lamentos” pra você montar e ficar passando a mão o dia inteiro, na esperança disso abrir e sua vida ganhar uma nova perspectiva:

Cubo - Cubo

Malditos I


Malditos I

Ads by Google
Acordo de Livro no Google
Autores e editoras de livros descobrem os seus direitos
www.googlebooksettlement.com



Este texto era um dos e-mails nunca enviados, mensagens que eu começava a escrever, virava um mar de palavras agonizantes, gravava na pasta ‘Rascunhos’, lia e relia, e de cada releitura, desgostava ainda mais do que escrevia. É horrível começar escrever pensando ter uma boa idéia e no fim de 20 ou 30 parágrafos a idéia parecer tão estúpida e ridícula que você se sente envergonhado. Deixemos a vergonha de lado…

“05/09/2006 

Bem, as pessoas perguntam sobre o livro “O Código da Vinci” levanta, tantas perguntas, que resolvi até mesmo começar a ler o livro, apesar de este tipo de ficção não ser propriamente meu gosto.

O autor e a editora afirmam ser uma obra ficcional. Foi o único ponto positivo durante a minha leitura: considero uma péssima tradução (muitos erros de gramática, admissível num e-mail como este mas não num best-seller/blockbuster); uma história escrita às pressas como se o autor quisesse cumprir um prazo pra editora e não pra entreter o seu leitor; assunto polêmico com roteirização hollywoodiana.

Mas não vou falar mais deste assunto, eu vou falar de modismo. Hoje consumimos coisas não porque precisamos mas por que a maioria das pessoas que conhecemos também a consomem. Isto é visível com o nosso gosto por se vestir ou pelo corte de cabelo. Talvez porque o ser humano adora se vangloriar do que consumiu a mais do que os outros. Se alguém chega e diz que jantou mignon nada mais gratificante em replicar que você comeu vitela. Esta sensação de inveja e disputa por quem comeu melhor, cria a moda de ‘comer mignon’ e a moda de ‘comer vitela’. Para a moda sobreviver, dependerá de natureza restritiva  (ou não) para a maioria das pessoas. Por um breve período, é claro, visto que o ser humano (aquele que não possui acesso direto a moda) dá um jeito de compensá-la, isto é, se não consigo pagar R$ 250,00 numa calça jeans marca Levis eu posso muito bem pagar R$ 25,00 numa cópia exata num camelô da esquina.

É claro que isto também se reflete num mundo em que a maioria das pessoas começam a ter acesso educação e, como tudo que nos rodeia, a educação têm que ser moneitarizada. Um curso de segundo grau está mais próximo do analfabetismo hoje do que estava para o empreendorimso há 40 anos atrás. Isto têm grave reflexo no comportamento social das pessoas, visto que as pessoas com este desenvolvimento educacional aspiram novos níveis de consumo econômicos, como uma casa melhor, eletrodomésticos novos, carro mais novo, etc.

Nesta trilha, as pessoas começam a perceber que muitas outras pessoas têm acesso a mesma educação e aspiram os mesmos objetivos econômicos. Constatar isso, é como se sentir como ‘mais um’ numa imensa massa de pessoas. Ninguém quer isso; o que queremos é nos destacar. Então, começamos a criar outros meios (modas) em que a sensação de destaque seja mais exclusiva, individualmente.

Esta necessidade de sair da massa disforme de pessoas comuns e ser alguém de destaque, é a força motriz da moda, é o que alimenta o modismo e o diversifica a ponto de você comprar uma calça hoje por estar numa revista de moda e no mês seguinte a mesma revista afirmar que a nova tendência/moda é uma calça muito diferente. É desta maneira em que todo carnaval é lançado um ‘novo’ ritmo musical. É por este motivo que alguns homens deixam os cabelos longos apesar de que a moda padrão ser cortes de cabelo curto. 

Extrapolando o raciocínio, desconsiderando estratificações socieconômicas, é possível assumir que uma imensa faixa da população tende a possuir bens consumíveis de maneira bastante acessíveis e que introduzimos um novo tipo de moda: da cultura. Vê-se filmes, lê-se livros, ouve-se música, como se consome um cachorro quente na esquina. A meta principal, o importante é consumir, é mantida e agrega aos seus consumidores um acréscimo social, pois eles são vistos como eruditos, refinados, elegantes, entre outros elogios.

É daí que vêm o sucesso do livro de Dan Brown. Um bom marketing, uma colcha de retalho bem costurada na forma de um romance ficcional, temas polêmicos onde a maioria das pessoas possuem lacunas de conhecimento ou são totalmente ignorantes neles, resultando num best-seller (blockbuster nos cinemas).

Apostaria um picolé de framboesa com qualquer um que ninguém jamais pensou em pegar um livro religioso ou de História e confrontar os acontecimentos do livro. Isto não vai acontecer, pois as pessoas não irão à Biblioteca e vasculhar livros velhos. Isto não será mais necessário, porque você pode os livros que desmentem os livros de Dan Brown. Maravilha, não? Você compra um livro que conta uma história. Aí, depois, você compra outro livro que aponta falhas no livro anterior. Depois, você compra um terceiro livro que desmente os dois anteriores. E assim vai, você livros e livros, sobre o mesmo assunto e ninguém, e tampouco você, têm certeza de qual deve ser a versão mais ‘correta’, mais próxima de fatos históricos.

Conheço várias pessoas que leram o livro de Brown e, de minha compreensão delas, sei que se não fosse pelo marketing boca-a-boca e pela polêmica da Igreja Católica Apostólica Romana, jamais pegariam o livro para ler. Elas, infelizmente, leram por simples modismo. Dentre eles, os católicos, não gostaram da história, já que a direção da Capela Sistina é pintada como um grupo maniqueísta. Os gnósticos não gostaram porque as ‘ordens secretas’ são expostas no livros. A Opus Dei não gostou porque é retratada como uma seita fanática de assassinos, e assim por diante.

Vamos aos fatos então, e infelizmente, estes fatos têm muito e ao mesmo tempo pouco a ver com o livro de Brown:

1) Na História da Arte, é comum identificar os autores das obras por suas técnicas características entre elas, sentido e força da pincelada, composição química da tinta (antigamente os pintores fabricavam suas tintas, reforçando a exclusividade artística). Da Vinci, que era um polímata, versando da Astronomia, Matemática, Engenharia até as artes plásticas, escreveu manuscritos à mão. São chamados Codex, os livros escritos a mão, derivando daí seu nome, Código/Codex Da Vinci. Vêm da palavra Codex a origem de palavras como código, codificar (criptografar), etc.

O Codex Da Vinci foi escrito da direita pra esquerda e ao contrário, além outros truques, para evitar que qualquer pessoa pudesse roubar suas idéias. Os livros canônicos bíblicos, possuem sua origem em Codex, por exemplo:

Codex Sinaiticus (descoberto em 1859, em grego, século IV): novo testamento inteiro

Codex Vaticanus (em grego, século IV): Gênesis, Crônicas, Esdras, Salmos, Provérbios, …

Codex Alexandrinus (em grego, século V): Septuginta e novo testamento…

O diabo também possui referências em Codex:

Codex Gigas (em latim, século XIII): além de livros bíblicos e outras referências, possui uma das primeiras ilustrações do coxo-manco. No mínimo hilário, aparece o chifrudo com cuecas tipo samba-canção e com as mãos pra cima, parece que está dançando no carnaval da Bahia.

Há ainda outros códigos não-ocidentais como os mesoamericanos (Boturini Codex, Codex Cozcatzin, Codex Borgia, etc) mas não vamos nos estender nisso.

Da Vinci, fazendo jus a uma precaução paranóica, preencheu não só o seus manuscritos de códigos mas suas obras artísticas. Seus quadros, antes de arte, são permeados de referências matemáticas, muitas delas com o intuito de criar a ilusão de tridimensão. Estas técnicas representaram na época um enorme avanço na pintura renascentista e deriva de Da Vinci os exemplos mais conhecidos. Estas referências, é papel importante para a pintura visto que numa única obra o autor renascentista tinha que passar várias mensagens além de traços coloridos em cima de um pedaço de pano ou de madeira. Verifiquem este quadro do pintor Pieter Bruegel para entender o que estou querendo dizer:

Provérbios Holandeses - Pieter Bruegel, o velho

http://sunsite.nus.edu.sg/wm/paint/auth/bruegel/proverbs.jpg

{o número de provérbios deste quadro permanece incerto. Alguns deles são válidos para a cultura brasileira. ]

Logo, a prática de esconder informações em vários níveis em obras intelectuais era e ainda é uma prática comum. Da Vinci não foi o único.

2) Existem livros proibidos para os católicos, e por proibidos entende-se que estes livros não devem ser lidos e tampouco comprados. Copérnico, Galileu, Darwin já estiveram nesta situação perante a igreja católica. Contudo penso que os livros mais interessantes são os chamados evangelhos apócrifos, livros de autoria discutível e/ou desconhecida. E boa parte deles são assim classificados por causa de Jesus, não o da Bíblia, mas o Histórico. Jesus Histórico é e sempre será objeto de discussão visto que os documentos que falam dele são todos religiosos. Não há nenhum outra fonte senão autores religiosos. A única citação religiosa não-cristã, do historiador judeu Flavio Josefo, é questionada visto a suspeita de adulteração precisamente na passagem que falas dos cristãos primevos. Os romanos e sua mania de relatar por escrito os fatos sociais e econômicos mais relevantes não deixaram nenhum registro sobre o Jesus Histórico.Os evangelhos apócrifos são, no mínimo, curiosos:

- Evangelho de Maria Madalena (você acham que o Brown teve trabalho em criar a história? Heheheh…)

- Evangelho da Infância de Jesus

- Evangelho da morte e assunção de Maria

- Evangelho da Descida de Cristo aos infernos

- Evangelho de Enoque

- Evangelho da Vida de Adão e Eva

- Evangelho de Judas

A negação da veracidade dos apócrifos, a confusão dos textos bíblicos canônicos (oficiais), o vácuo de historicidade cristã, abriu espaço para que diversas teorias aparecessem para preencher as lacunas. Muitas delas são simples teorias da conspiração que só sobrevivem graças a credulidade das pessoas.Até que os concílios o que era o cristianismo, sua liturgia e sua estrutura, e que os primeiros filósofos explicassem de maneira satisfatória as incoerências internas de sua crença, passaram-se diversos séculos permitindo reinterpretações dos ensinamentos de Jesus Cristo, sua história e práticas não muito ortodoxas. Um exemplo disso são os Cátaros que viveram no norte da Europa durante o século XIII e que por pensarem um pouquinho diferente do que pregava o pessoal Vaticano tiveram a honra de ter uma Cruzada exclusiva, só que contra eles. Foram aniquilados.  

Neste ambiente de intolerância cristã, desejos políticos do Vaticano, heresias, cresceu ainda mais as oportunidades para que novas interpretações ocorressem apesar da repressão da Inquisição. Data desta época, as primeiras referências lendárias da ordem dos Templários, a origem dos rosacrucianos, Santo Graal, entre outras. Os Illuminati, os gnósticos, sábios de Sião, são criações posteriores mas que possuem a mesma origem conspiratória paranóica.

Aí caímos na linhagem Merovíngia e sua descendência de Jesus Cristo. Jesus Cristo fugiu com Madalena, ou pelo menos seus filhos, para uma região ao norte do que é hoje a França. Daí é um sarapatel de miúdos de bode de dar de cabeça e de estômago, visto que os Templários afirmam descender dos Merovíngios, os Maçons afirmam descender dos Templários e dos Merovíngios, e dizem as más línguas até o George W. Bush é um membro direto da linhagem Merovíngia.

Existe uma coisa que é textos familiares afirmando sua genealogia. Outra coisa é confrontar esta genealogia. Dada a precariedade em opções de contestar estas genealogias, alguns afirmam ser de uma linha anterior a Cristo e supõem-se, mais pura, como é o caso de alguns textos Merovíngios afirmarem serem descendentes diretos de Noé. Quem está falando a verdade? Um picolé de pistache pra quem souber a resposta.

Saibam, que vendo as passagens dos evangelhos quando Jesus é preso, numa versão os fariseus aparecem e noutra são os romanos (quem prendeu Jesus, afinal?), lendo os apócrifos ou lendo as versões gnósticas (templários, maçons, etc), é bem capaz que você fique confuso. Se ficar, isto é sinal de sanidade mas não de conforto espiritual. A maioria dos textos canônicos, apócrifos e/ou gnósticos, datam do século III em diante, e são em grande parte traduções de traduções (traduttori, tradittori). É assunto de grande complexidade avaliá-los sobre uma ótica imparcial. Afirmar que Galileu não foi o primeiro a inventar o telescópio é uma coisa; outra coisa bem diferente é levantar fatos históricos sobre assuntos religiosos. Talvez as pessoas não tenham tanto interesse em história, afinal, pois ela pode nos dar lições doloridas.

Um exemplo desta História dolorida, principalmente para os leitores cristãos de Dan Brown, é a prelazia (a única na igreja católica com este status) Opus Dei tão discutida ultimamente. Seus métodos de controle de seus membros e suas práticas são no mínimo discutíveis e pende sobre ela uma lista enorme de mortes e violações de direitos humanos dentro das paredes da organização. Aparentemente, houve uma distinção do falecido papa João Paulo II em canonizar o seu amigo pessoal Josemaria Escrivá, fundador da Opus Dei, num dos processos de canonização mais rápidos que o Vaticano viu. É claro que não podemos esquecer que muitas pessoas que adentraram na organização realmente querem fazer trabalhos de caridade.

Então fica a pergunta para os católicos: até onde eles estão a fim de ir na história de sua religião?”

Wednesday, March 04, 2009

OBLIVION - para Juliana

Quem sou eu?


Gosto de todas as cores, sobretudo de tons de azul e verde. Nada de marrom e azul-marinho. Da sensação de liberdade. Um chopp gelado falando amenidades. Odeio fofoca e maledicência. Pizza de qualquer tipo, contanto que seja pizza! Gosto da solidão, de estar sozinho comigo mesmo. Leituras para reflexão pela manhã. Caminhadas breves para organizar as idéias. Andar sozinho nos finais de semana, com as ruas livres. Um vinho branco gelado, acompanhando um bom tema polêmico. Rosas vermelhas e lírios brancos. Dar tempo às pessoas para que revelem seu melhor lado Um bom churrasco bem passado. Da natureza gosto do barulho do mar e do vento em meus cabelos, da floresta, dos lagos e cachoeiras. Chuva leve para embalar o sono. Tigre, o animal mais belo. Rato e morcego, os mais temidos. Ambientes rurais aprecio o movimento e calma antítese... Andar a cavalo só uma vez -- ele queria andar sozinho, gosto de ler poesias à noite, para dormir com a alma leve. Sem fanatismos com doces, controlo a ansiedade meditando. Extremamente pontual para não desperdiçar o tempo alheio. Não tenho medo da vida nem da morte. Hábito de tecer teorias simplistas, mas eficientes. Perfumes franceses, sabonetes naturais, cremes para o corpo. Não tolero gente pretensiosa. Sou anti-ortodoxo, todas as religiões tem a sua verdade apesar de ser judeu de nascimento. Passo por cima das convenções que consigo. Adoro comprar CDs. Banhos demorados. Durmo pouco. Escutar o som sensual de uma flauta ou de um violino tocando czardas. Fazer palavras cruzadas. Colaborar com o próximo. Manter o bom humor em qualquer situação. Adoro lasanha, peixe e camarão! Gosto de brigar pelos meus direitos. Lutar sempre pelo meu espaço. Falar olhando nos olhos diretamente. TV só para filmes legendados e documentários. Detesto gente grosseira. Dizer o que eu penso sempre. Sinceridade. Rir de uma piada inteligente. Chocar as pessoas muito conservadoras com frases tendenciosas. Roupas clássicas. Raciocínio rápido. Teimoso, persistente. Adiar as coisas que tenho que fazer. Sexo!... Adoro fazer amor! Ler e reler os filósofos. Adoro Nietzsche. Fazer carinhosas chantagens. Brincar de seduzir. Na cama sou bem safado, e gosto de mulher safada, as santinhas não me atraem... Escrever o que penso e sinto. Deixar que me conhecesse um pouco... Em suma Esse é um pouco de James.

Monday, January 12, 2009

A mulher deve ser lentamente decifrada, como o enigma que é: encanto a encanto.






Um homem jamais pode entender o tipo de solidão que uma mulher experimenta. Um homem se deita sobre o útero da mulher apenas para se fortalecer, ele se nutre desta fusão, se ergue e vai ao mundo, a seu trabalho, a sua batalha, sua arte. Ele não é solitário. Ele é ocupado. A memória de nadar no líquido aminótico lhe dá energia, completude. A mulher pode ser ocupada também, mas ela se sente vazia. Sensualidade para ela não é apenas uma onda de prazer em que ela se banhou, uma carga elétrica de prazer no contato com outra. Quando o homem se deita sobre o útero dela, ela é preenchida, cada ato de amor, ter o homem dentro dela, um ato de nascer e renascer, carregar uma criança e carregar um homem. Toda vez que o homem deita em seu útero se renova no desejo de agir, de ser. Mas para uma mulher, o climax não é o nascimento, mas o momento em que o homem descansa dentro dela."

Anais Nin
Domingão em Casa!
Chat da UOL : por volta das 18:00

De repente, a surpreendo , Daniela é seu nome , com seu rosto denso esculpido como o de uma atriz grega, tem qualquer coisa de Melina Mercouri ou de Anouke Aimé. Conversas vão, e afinidades ficam, gostos, preferências, olhares na mesma direção.Há uma serenidade nos seus gestos, longe dos desperdícios da adolescência, quando se esbanjam pernas, braços e bocas ruidosamente. A adolescente não sabe ainda os limites de seu corpo e vai florescendo estabanada. É como um nadador principiante, faz muito barulho, joga muita água para os lados. Enfim, desborda.A Daniela  nada no tempo e flui com a serenidade de um peixe. O silêncio em torno de seus gestos tem algo do repouso da garça sobre o lago. Seu olhar sobre os objetos não é de gula ou de concupiscência. Seus olhos não violam as coisas, mas as envolvem ternamente. Sabem a distância entre seu corpo e o mundo.A Daniela foi assim: tem algo de orquídea que brota exclusiva de um tronco, inteira. Não é um canteiro de margaridas jovens tagarelando nas manhãs.As vezes  com o brilho de seus cabelos, com essa irradiação que vem dos dentes e dos olhos, me extasiou. Ela tem um som de adágio em suas formas. E imagino que até no gozo ela soe com a profundidade de um violoncelo e a sutileza de um oboé sobre a campina do leito.A boca da mulher madura tem uma indizível sabedoria. Ela chorou na madrugada e abriu-se em opaco espanto. Ela conheceu a traição e ela mesma saiu sozinha para se deixar invadir pela dimensão de outros corpos. Por isto as suas mãos são líricas no drama e repõem no seu corpo um aprendizado da macia paina de setembro e abril.Daniela era  um ser luminoso ( devido creio eu tambem a regulagem de sua camera, ela parecia envolta de uma aurea) . Ali está uma mulher madura, mais que nunca pronta para quem a souber amar.


Que o Universo conspire...

Wednesday, December 17, 2008

and the japanese says...

Critica Japonesa

永峰大輔さんの指揮による、音楽集団「三頭の象」の第1回定期演奏会を聴いた。演
奏曲目はディッタースドルフ、モーツァルト、ハイドンというウィーン古典派に位置付
けられる3人の作品から。
ハイドンやモーツァルトといった「メジャーどころ」はともかくとして、近年、研究
の深化(進化)だとか音楽家たちのレパートリーの拡大のおかげで、彼らと同時期に活
動した多くの作曲家たちの作品も以前よりは容易に耳に出来るようになった。とは言え、
それはあくまでも録音の上での話であって、実演 となるとそれはまだまだだと思う。
その意味で、今回の演奏会の冒頭に置かれたディッタースドルフは注目だった。今回
取り上げられたのは<オヴィディウスの転身物語による12 の シンフォニア集>の第
4番<ペルセウスに救われたアンドロメダ>である。これは標題交響曲と呼ばれる作品
ではあるのだけれど、例えば後にベルリオーズやリ スト等が手がけた標題音楽とはか
なり趣きが異なる。近現代のオーケストラが持つ楽器の多彩な音色や、調性やリズムの
脱規則化あるいは解放という表現手段を作曲家がまだ手にする以前のことなのだ。では
ディッタースドルフの音楽にドラマが不足しているのか、というと、そんなことはない。
嘆きや恐怖あるいは平和な雰囲気等が4つの楽章の中にしっかりと息づいている。ただ、
それらの表現をきっちりと音にするのは、古典派の音楽語法についての理解や共感が無
いと難しい。
今回のディッタースドルフの冒頭では、音楽の流れに不明瞭さが感じられたが、それ
はその語法についての戸惑いが楽団側にまだ残っていたからではないだろうか。だが、
ある程度音楽が進んでいくとその不明瞭さはかなり薄れていった。それは永峰さんがこ
の曲に含まれるドラマの変化を適切に捉えていたためだろうし、またその変化を大仰な
演出で聴き手に示すということをしなかったおかげでもあると思う。
2曲目はモーツァルトのフルート協奏曲第2番で、もとがオーボエ協奏曲の方。独奏
はジェームス・シュトラウスさんだった。シュトラウスさんの演奏ぶりを観ていると、
いかにも演奏することが楽しい、という気分はよく伝わってきた。その間合いの取り方
(あるいは3曲!のアンコール)などからしても、遊び心を持っているということは理
解出来るのだけれど、問題はその遊び心とモーツァルトの軽やかさとが果たして一致し
ていたか、である(ついでに言えば、アンコールで演奏されたドビュッシーにも、この
作曲家特有の「色」や「色気」が不足していたように思える)。あまりに四角四面に演
奏されるのもどうかとは思うが、この曲の軽やかさが本来求める音楽の純度はもっと高
いはずだ。その点においては、むしろ永峰さんとオケが素晴らしく快調な音楽の流れや
響きを作り出すことで、曲全体としてはある程度救われたように思える。
さて、プログラムの最後に置かれたのはハイドンの交響曲第99 番である。実は、僕
は永峰さんのハイドン演奏を非常に楽しみにしていた。と言うのは、僕は今回の演奏会
の一週間前に、別の楽団で彼の指揮でベートーヴェンの交響曲第1番を聴いたのだが、
その際に、特に第4楽章を聴きながらそこにハイドンの影を強く感じたからだ。それは
後ろ向きな「必須の通過点としてのハイドン」ではなくて、肯定的に「受け継がれたハ
イドン」だった。ハイドンの交響曲 を聴く時の醍醐味は、まずは<驚愕>や<時計>
等で示されるユーモアなのかもしれないけれど、僕はスリル溢れる対位法や予想外な方
向に進む転調や音楽の流れ、あるいはドラマの頂点としてのパウゼの扱い等の方に強い
興味を抱いている。これらをベートーヴェンはまるまる受け継いだとまでは言わないが、
深化と昇華を果たした成果が彼の交響曲第1番だと言えるのではないか。永峰さんの演
奏はそのことを反映したもののように思えた。であるならば、そこから類推される 永
峰さんのハイドン解釈も面白いに違いない、ということなのだ。
ただ、ハイドンの難しさは、ハイドンが曲の中に仕掛けたさまざまな試みについて、
それに気が付いたからと言って無闇にこれみよがし的な表現をすると流れを損なうこ
とにある。もちろん、仕掛けに気が付かないのは論外だ。分かった上でどこまでやるの
か、このバランス感覚が重要なのである。
今回の第99 番の演奏について言えば、永峰さんのバランスは良かったと思う。全曲
を通してディナミークやテンポの変化に対するメリハリの付け方は過不足無く素晴ら
しかったし、また第4楽章の中盤における対位法による進行はとてもスリルがあった。
モダン楽器によるハイドン演奏が生き残るとすれば、こういうスタイルを徹底すること
なのではないだろうか。僕は永峰さんのハイドンをもっと聴いてみたい。
最後に楽団について。弦楽器を中心に全体的に好演していたとは思うが、より合奏の
精度を高めて欲しい。そうすれば選曲と活動の幅も大いに広がるはずだし、それにより
音楽監督である永峰さんの美点が更に顕われやすくなると思う。(若林真樹)

Friday, December 05, 2008

How to Use a Japanese Toilet

The Etiquette of Peeing in Japan

Peeing should not be hard. It’s a natural function. But just like everything in Japan, there's certain etiquette to follow. I spent a month in Japan and one of my biggest challenges was conquering the Japanese toilets to become king of the throne. I had done the research. Lonely Planet's Japan guidebook has a bit about Japanese squat toilets, giving instructions to face opposite the door, straddle what looks to be an implanted urinal in the floor, squat and hold onto the contents of your pockets (gravity tends to pull things out and plop them in the hole). I also found an entertaining Web site with a computer animation on how to use a Japanese squat toilet.  Ah! Memories of the first time with a Japanese squat toilet. Let me tell you, they really weren't invented for nylon-wearing women. Straddling the hole and keeping the nylons out of the line of fire takes balance. I found new leg muscles but with the first run, I discovered a thing called splatter. I learned from my mistakes thereafter.  But not all Japanese toilets are squat-style, some are Western-style (the ones commonly found in the United States and as well in Brazil).    It's common to hear the constant sound of running water from modest Japanese women flushing toilets. Apparently, they're a bit shy to the sound of tinkling. Since water was being wasted, a noise box was invented to emulate the sound of flushing Japanese toilets and installed in most public areas. With the purpose being to hide the sound of nature's call, I wonder why the inventor selected the sound of flushing water when it can be anything. Why not Japanese Muzak?  When using a public Japanese toilet, either squat or Western-style, bring tissues. Toilet paper is not very common. Packs of tissues are commonly given away at train stations as product samples. Be sure to grab some. Also carry a handkerchief to dry your hands after you have washed them. Paper towels and hand dryers are uncommon, too.  When staying in a hotel, you can use the bathroom at your leisure. But as a guest in a Japanese home, you'll earn respect when following the culture's customs.  

How to Use a Japanese Toilet
How to Use a Japanese Toilet

An example of some of the buttons found on a Japanese Western-style toilet. Thankfully, buttons are in English, too.r


Japanese Toilet

Friday, DECEMBER 5, 2008


The westerner`s first impression of toilet-related hygiene in Japan will vary from overpowering awe (when confronted with the high-tech ウォシュレット, woshuretto) to unpleasant dismay (when confronted with the squat toilet 和式, washiki). Now, having lived in Brazil and Rio Preto, I felt no fear when I stood before the Japanese squat toilet for the first time. I was, however, astonished at the sheer number of squatties in this advanced nation. Squatties are to be found in many establishments like restaurants, government buildings, schools. Often a bathroom has one western-style flush toilet and the rest are squatties. BUT: I have come to cherish the squatty in my few short months here. Why? The convenience. The speed. No contact, just a quick hello and goodbye. You can imagine. But what you cant imagine without my help is the more advanced Japanese toilet. For those of you who are interested (which must be all of you since you are clearly still reading)let me explain the wonders of the woshuretto. 

The ウォシュレット is listed in the Guiness Book of World Records as the most sophisticated toilet in the world. My good friend Wikipedia can tell it better than I ever could: 

While the toilet looks like a Western-style toilet at first glance, there are a number of additional features, such as blow dryer, seat heating, massage options, water jet adjustments, water temperature adjustments, automatic lid opening, auto flushing, wireless control panels, etc, included either as part of the toilet or in the seat. These features can be accessed by a control panel that is either attached to one side of the seat or on a wall nearby, often transmitting the commands wirelessly to the toilet seat... Some toilets play music to relax the user... Also, the latest models store the times of the use of the toilet, and have a power saving mode that heats up the toilet seat only during times when the toilet is likely to be used based on the collected usage data. Some toilets also glow in the dark or may even have air conditioning for hot summer days...Recently, researchers have added medical sensors into these toilets, which can measure the blood sugar based on the urine, and also measure the pulse, blood pressure, and the body fat content of the user. Talking toilets that greet the user have also started to be made. Other measurements are currently being researched. This data may automatically be sent to a doctor through a built-in internet-capable cellular telephone.

Woah! FEEL THE FEAR. The toilet that played God is back, this time with an internet-capable cellphone.

The first question that entered my mind when I read this was: how many people really want a toilet that talks to them? I mean, what might a toilet have to chat about, indeed? Whats up man! Corn for lunch again, eh?

Most high-tech potties aren`t as high tech as THAT, but it is completely normal here in Japan to find a confusing control panel covered in buttons and pictures on your potty in a restaurant or hotel, and to find a heated seat (which i find most unpleasant since its already a million degrees here), not to mention the ever-frightening Sound Princess

THE SOUND PRINCESS
It sounds foreboding, doesnt it? This could more simply be referred to as `that fake flushing noise`. I will dedicate some Wikipedia space to her as well:

Many Japanese women are embarrassed at the thought of being heard by others during urination... To cover the sound of bodily functions, many women flushed public toilets continuously while using them, wasting a large amount of water in the process. As education campaigns did not stop this practice, a device was introduced in the 1980s that, after activation, produces the sound of flushing water without the need for actual flushing. One brand name commonly found is the Otohime (音姫), which literally means Sound Princess, and is named after the Japanese goddess Otohime, the beautiful daughter of the sea-king Ryujin. This device is now routinely placed in most new public women's rooms... The device creates a loud flushing sound similar to a toilet being flushed. This sound either stops after a preset time or can be halted through a second press on the button. It is estimated that this saves up to 20 liters of water per use. 

As you can see, Japanese women are a lot more serious than us when it comes to pee. If we could get serious like this, maybe we could manage to jack up production rates to Japanese levels. You never know where correlations lie.

Anyway, these fake flushing noises will get you everywhere. They totally freaked me out at first, since lots of them are automatic. And they are LOUD. I thought Id been hit by an earthquake when I first met Ryujins daughter at the hotel in Tokyo. Practically jumped right off the seat.

A last word to the wise from my friend Wiki (on the subject of the floundering gaijin):

Both the traditional squat toilet and the high-tech toilet are a source of confusion for foreigners unaccustomed to these devices. There are numerous reports of foreigners using a toilet, and randomly pressing buttons on the control panel either out of curiosity or in search for the flushing control, and suddenly to their horror receiving a jet of water... Many Japanese toilets now feature a brief manual in English attached near the control panel or have the buttons written in English to reduce the culture shock.

Good luck to you all! Dont let this stop you from coming to visit me!

Saturday, October 11, 2008

O olhar de Shakespeare


"Meus olhos, só pela visão dos seus, 
Pingam de amor. O encanto se dissolve; 
E como a aurora surpreende a noite 
Derretendo o negror, os seus sentidos 
Renascem e começam a banir 
A névoa de ignorância que ora encobre 
A razão clara. "
 
(A Tempestade, Ato 5, Cena 1) 




Em 1611, Shakespeare escreve sua última peça- A Tempestade, uma de minhas obras prediletas. 
Próspero, duque de Milão, banido de seu reino por seu irmão e opositores, é colocado num barco, sem remos ou rumo, à deriva, para morrer ‘a mingua. Ele e sua pequena filha sobrevivem, no entanto, chegando a uma ilha isolada e totalmente inabitada. 
Apenas espíritos povoam a ilha, seus únicos companheiros daí em diante. Encontra Ariel, o espírito que representa o que há de melhor na natureza humana e também Caliban, o espírito bruto e incapaz de aprender e experienciar, voraz, ligado apenas a seus próprios instintos vorazes e descontrolados. Próspero dedica-se, por muitos anos, a controlar e manter sob suas ordens estes espíritos, encapsulado num mundo desumanizado, exceção feita à sua filha, a pequena Miranda, que trata de educar com esmero. 
Muitos anos depois, um naufrágio traz à ilha seus opositores e a vingança se torna possível.O destino intervém e Miranda encontra os náufragos. Sem contato prévio com outros seres humanos, maravilha-se com este “admirável mundo novo” que se descortina diante dela, apaixonando-se por um homem do grupo. 
Dentre os náufragos também está Gonzalo, homem justo e bondoso, que dera ao pai e à filha, às escondidas, provisões, roupas, livros, enfim, objetos que lhes permitiram sobreviver na ilha. 
Sensibilizado pelo olhar amoroso de Gonzalo para com seu próximo e o de Miranda para com seu eleito,Próspero abre mão de sua vingança,da amargura e do ressentimento,reconciliando-se com sua humanidade, abdicando da magia e de viver na ilha solitária. Liberta os espíritos e retorna ao convívio dos homens. 

O primeiro encontro entre duas pessoas se dá pelo olhar. Um olhar que humaniza, legitima e reconhece, que nos constituí como humanos e nos inclui numa relação, algo mais amplo que o nada ou tudo indiferenciado. É o olhar amoroso que suaviza e derrete o negror que nos coisifica ou destrói. O olhar que bane o desconhecimento de minha existência e da existência do outro, permitindo incluir-me e incluir este admirável mundo novo no meu mundo. 
Shakespeare é demais! 

Sunday, October 05, 2008

E eis que ela me apresentou Drummond de uma forma linda e pura


Amore  esse é para vc...

Amor 

Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração para de funcionar 
por alguns segundos, preste atenção. Pode ser a pessoa mais importante da 
sua vida. 

Se os olhares se cruzarem e neste momento houver o mesmo brilho intenso 
entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o 
dia em que nasceu. 

Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante e os olhos 
encherem d'água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês. 

Se o primeiro e o último pensamento do dia for essa pessoa, se a vontade de 
ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um 
presente divino: o amor.
apagar
Se um dia tiver que pedir perdão um ao outro por algum motivo e em troca 
receber um abraço, um sorriso, um afago nos cabelos e os gestos valerem mais 
que mil palavras, entregue-se: vocês foram feitos um pro outro. 

Se por algum motivo você estiver triste, se a vida te deu uma rasteira e a 
outra pessoa sofrer o seu sofrimento, chorar as suas lágrimas e enxugá-las 
com ternura, que coisa maravilhosa: você poderá contar com ela em qualquer 
momento de sua vida. 

Se você conseguir em pensamento sentir o cheiro da pessoa como se ela 
estivesse ali do seu lado... se você achar a pessoa maravilhosamente linda, 
mesmo ela estando de pijamas velhos, chinelos de dedo e cabelos 
emaranhados...
apagar


Se você não consegue trabalhar direito o dia todo, ansioso pelo encontro que 
está marcado para a noite... se você não consegue imaginar, de maneira 
nenhuma, um futuro sem a pessoa ao seu lado... 

Se você tiver a certeza que vai ver a pessoa envelhecendo e, mesmo assim, 
tiver a convicção que vai continuar sendo louco por ela... se você preferir 
morrer antes de ver a outra partindo: é o amor que chegou na sua vida. É uma 
dádiva. 

Muitas pessoas apaixonam-se muitas vezes na vida, mas poucas amam ou 
encontram um amor verdadeiro. Ou às vezes encontram e por não prestarem 
atenção nesses sinais, deixam o amor passar, sem deixá-lo acontecer 
verdadeiramente. 

É o livre-arbítrio. Por isso preste atenção nos sinais, não deixe que as 
loucuras do dia a dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: o amor. 

Carlos Drummond de Andrade

Bruna

Tuesday, September 30, 2008

Resposta cabida ao E mail a baixo...

Querida e amada Bruna,
 
Depois de nossa conversa telefonica hoje de noite,  noite, vi o quanto estou envolvido, estava cá a tegisversar com meus botões  que me pôs, para variar, a pensar. Eu já há muito que tinha descoberto que associo quase todos os aspecto, sonhos e esperanças da minha vida ao Amor mas, normalmente, nem penso/ligo muito a isso. O engraçado é que, realmente, é algo de muito importante para mim. Não digo que seja 100% benéfico para mim, agir desta forma, mas faz parte de mim. É algo que acho que sempre tive, não creio que vá mudar. Mas disseram-me ontem uma coisa que me tirou o sono hoje... Que não posso centrar a minha esperança de vida no Amor...

Eu devo ser um "eterno apaixonado". Os meus objetivos de vida, a minha razão de todos os dias sair da cama é o amor. É sonhar que um dia virei ater um anjo a meu  lado. Escrevo isto a rir porque desde muito novo que tenho o esquema mental da situação. Acordar, bocejar e sorrir... Saber que tenho o meu anjo comigo.

As saudades que tenho dos meus 15/16 anos. A idade da minha irreverência e revolta desmesurada contra o sistema. Banhava-me em inocência, em estupidez e arrogância. Custou-me caro abrir os olhos nesta idade, foram sucessões muito repentinas. O que eu era, deixou de ser. Senti-me abandonado, sem rumo ou vida. Não tinha prazer em falar, em comer, em sair, em dormir, em nada. Sai do fundo com a luz da minha vida, aqueleAmor, algo que me fez, até hoje evoluir para uma postura de vida esperançosa.

Quando questiono os meus valores e objetivos, tremo. O amor não é tudo, já mo disseram. Também já me disseram que a amizade também é importante. Concordo com isto tudo mas, matematicamente falando, na minha vida a amizade se ocupar 40% da minha essência é puro milagre."Quero amar perdidamente..." já dizia a Florbela.

"Tremo. Quando este sentimento acabar morro. Nada da minha existência se irá aproveitar, tornar-me-ei em algo de nojento...

A minha alma cairá num poço de ódio e mágoa infinitos. Morrerei sózinho sem calor na minha existência. Nada me prenderá à terra, nem amigos, o que me assusta. Viver doi-me todos os dias. E eu choro lágrimas tão espessas que me pesam na cara. Mas...

"Todas as minhas lágrimas, por mais que eu pense que são de dor, são de esperança... "

 Lady Sianna

Eu e tu, meu anjo , minha doce Bruna , minha razão de vida, iremos estar juntos.? Já te conheço, és muitas mulheres, mas quero-te mais que nunca. É por isto que eu vivo. Que me levanto da minha cama e ergo o que sou na esperança. Deixo-vos, desta vez, com um excerto de uma música que sempre fez mesmo muito sentido para mim.

"I never thought I'd die alone
I laughed the loudest who'd have known?
I trace the cord back to the wall
no wonder it was never plugged in at all 
I took my time, I hurried up 
the choice was mine I didn't think enough
I'm too depressed to go on
you'll be sorry when I'm gone"

 
Da dor de trespassa as palavras, que se instala em nós. Quantos já não sentimos esta vontade de pedir ao mundo que se cale, que se vista de negro para que não nos sintamos ainda mais abandonados por ver como o mundo segue em frente sem fazer caso das nossas perdas? Que os polícias de trânsito usem luvas de algodão negro para acompanhar o nosso luto... E, no meio da festa, no meio das festas, no meio dos ritos iniciáticos ....que vc tenha uma boa terça/quarta e bom plantão  pra vc e espero ter umas noite maravilhosa contigo! 
 
Um beijo e fica com Deus,
 
Sempre teu,
 
com Amor
 
James

Wednesday, September 24, 2008

Amor verdadeiro...

...

amore..
so queria te dizer que qdo estou perto de vc me sinto a pessoa mais segura, mais confiante e mais amada que existe!
vc me faz uma pessoa melhor...
obrigada por existir na minha vida!
gosto muito de vc...
e tenho certeza que teremos uma vida maravilhosa juntos...
bjooooo
sua bruna

Bru_Flor

Friday, June 27, 2008

confissões na cadeira do dentista


Lá estava eu deitado, olhando para o teto e com a boca arreganhada. No canto dos lábios um sugador para evitar que eu babasse e o corpo tenso com a broca que perfurava meu pequeno molar inferior esquerdo. Evitava fazer caretas, pois a chance de ser picado por uma nova anestesia era imensa.


Chego a preferir a dor.



Para um alívio momentâneo, o telefone tocou. E então, após pedir licença, eu ouço:
- Ah, a minha vida mudou tanto.
Entre pedidos de desculpas pela rápida ausência, ele foi aos poucos contando sua desilusão. Senti-me sentado indevidamente num divã, pois quem estava falando era ele, mas quem estava deitada era eu.
Fiquei ouvindo-o falar enquanto a broca insistia no meu dente e então sua vida se resumiu na restauração do meu dente. Contou-me que montou uma clínica super bacana, tinha mais seis profissionais e parecia estar feliz da vida. Aí veio a separação e na divisão dos bens, a sabidona [também dentista] ficou com a clínica. Sorte a dela e azar o dele [pela minha rápida análise] que ficou na mão. Depois divagou que o ganho nisso tudo foi a liberdade. Ou seja, o casório era uma prisão? O duro é agora ser mandado [profissionalmente]. Eu respondi que sei como é isso, mas sei nada, pois passei a vida sendo mandada e nunca mandei em ninguém até hoje.
No final da restauração eu soube rapidamente da sua vida e senti uma tristeza pelo que ficou para trás. Ainda polianamente eu disse:


- Sempre é tempo de reconstruir!


De onde eu tirei isso? E que frase foi essa que eu soltei ao meu dentista? Vi que não levo o menor jeito para psicologia, porque nem eu acredito nas coisas que eu falo.


...

Wednesday, June 25, 2008

Cataflam


Cataflam(subst.masc.) Marca mais famosa do anti-inflamatório cuja fórmula genérica é o Diclofenaco Potássico. Dentre diversas outras aplicações, é a recomendação básica para dores nas juntas e, dentre elas, uma emespecial: a anconalgia. O modus operandi básico do medicamento é aatuação no SNC (sistema nervoso central) com vistas a desviar a atenção do paciente de seu estado clínico. A anconalgia tem o peculiar caráter dentre as dores de se curar através do seu esquecimento,afinal ela, a certa altura, torna-se causa sui e pode se instalar nosterminais neuronais do sujeito mesmo sem o contato direto com o agente patogênico e seus atrativos. O paciente deve, então, ser isolado do agente patogênico, apagar seu telefone da agenda e o seu e-mail dalista de contatos, destruir fotos, ser amarrado na cama e alimentado com muito chocolate. Depois deve freqüentar lugares bem povoados onde possa encontrar seu Cataflam, algum ser interessante, carinhoso,disponível e que não provoque grandes emoções (isso é essencial senão o próprio remédio pode se tornar um severo agente patogênico, causandograves lesões no fígado e deformações irreversíveis no cotovelo). A coisa funciona melhor quando o pobre anti-inflamatório está todoentregue à sua vocação e empenha nela toda a sua vis curativa, enquanto que o consumidor consegue manter uma razoável fleuma eobjetividade na idéia que tudo aquilo não passa de um tratamento passageiro. Toda atenção deve ser prestada a essa forma, ao mesmotempo, tradicional e radical da anconalgia: o remédio sempre pode causar efeitos colaterais (dores de cabeça e discussões derelacionamento sendo as queixas mais freqüentes) e o que é pior, dependência.

Para Anconalgia, Cataflam®

Black mood total. (nem tanto, na verdade, tanto sono que mood nenhum)
Creio que homeopatia (igual com igual se cura) para anconalgia ('ancon':cotovelo + 'algia':dor) isn't very clever. (c'est pas sage). Nada de ficar metendo o dito cujo na parede ou saltar do prédio e se apoiar neles como fiz ontem. Muito, muito a falar e condições não tão ideais quanto na nossa primeira conversa. Enfim. De Inês já não restam nem os ossos. Só me resta um distante mundo possível no qual sou pai de um menino chamado Daniel. Mas, o que é realmente possível? Estava tegisversando com uma amiga,eu disse a ela que acabei desafiado a concluir uma bela teoria de lógica daqui para o final do ano que possa ressuscitar Inês. O problema é que tudo acaba meio spinozista (Lopo-tropo von Penhaberg, por favor me poupe de suas precisões técnicas, não é Spinoza, é spinozista): nada era possível quando nos conhecemos porque eu não tinha pensado na hipótese e não sabia tudo o que devia saber e só soube agora, quando não é mais possível porque James Epimeteu (aquele-que-pensa-depois) tardou e falhou. Rio Preto, aquelas horas que passamos juntos, pq não te salvel naquela hora, e te trouxe de volta comigo???!!!!Ficam todas as questões filosofóides para eu usar em cenas de aula metalinguísticas para o nosso filme francês (cujas cenas picantes ficam só no início): há escolha? há mundos possíveis? qual será a profissão de Daniel? E da Georgia,etc. etc. Restam as sublimaçõezinhas na aula, na catequese com Mahler, etc. etc. Enfim: j'en suis presque assez. Solução contra a cotovelite: overdoses de Cataflam, de preferência Cataflans de carne e osso (tem uma morenica de cabelo lisinho, bunduda e que acha Husserl fácil, às voltas), mesmo que, por enquanto, eu ainda não consiga (por contraste) levá-las muito a sério e isso seja meio canalha. Não é minha natureza..... Estou aqui pensando na Luciana, o que fazer com ela?

Ponhan o Adagietto da 5a de Mahler na vitrola (acho que com chiadinho fica mais lacrimogêneo ainda) e boa noite.

http://www.archive.org/download/Mahler_Symphony_5_Adagietto/Symphony_5-IV_Adagietto.mp3


James

Sunday, June 22, 2008

Celebridade...



A verdade que apesar da vida glamurosa que eu aparentemente levo as vezes eu não sei tudo quanto é dito sobre mim, por que no fundo sou uma pessoa simples, e algo me surprendeu hoje.


As vezes coloco meu nome no google pra ver se tem algo de bom ou ruim falando de mim e achei algumas noticias e uma discursão sobre judaismo onde meu nome foi exaltado de uma forma bem bacana transcrevo-as aqui em baixo


Flauta mágica (Jornal Bom Dia Rio Preto)

Desde que aterrisou em Rio Preto, cidade onde conheceu seu grande amor, o flautista e maestro James Strauss provoca comotiom com sua proposta de criar uma orquestra filarmônica.E o BOM DIA virou parceiro tipo absurdinho desta causa musical. Bastou a reportagem sobre a filarmônica estampar a capa do caderno Viva para que inúmeros rio-pretenses integrados manifestassem apoio ao projeto de James.A idéia do músico é bacana bagarai: a orquestra filarmônica seria administrada por uma fundação sem fins-lucrativos e sem vínculos com o poder público.Com contatos pra lá de absurdinhos, James já começou a mexer os pauzinhos na órbita do Ministério da Cultura a fim de conseguir aval pela Lei Rouanet para captação de recursos. E o mais bacana: com a filarmônica criada, vários músicos de outros países poderão aterrisar aqui.


Discurssão entre SERVO e um tal de Paulo em um blog Judeu.




ATÉ CONCORDO QUE NAZISMO E BOLCHEVISMO POSSUEM MUITO EM COMUM,MAS QUEM ESTUDAR UM POUCO VAI SABER QUE AS METAS INTEGRALISTAS ESTÃO LONGE DOS PENSAMENTOS MARXISTAS.


Burro! Mostre-me onde eu disse que Integralismo é Marxismo.


Mostre-me! Cadê? Mostre! Burro!


Vou repetir o que eu disse:E o Integralismo era esquerdista também. (Nota-se novamente sua ignorância, pois nem mesmo sabe o básico do básico). Inclusive, Gustavo Barroso participou do Clube Literário Máximo Gorki, de tendência socialista!Integralismo é esquerdista, e não direitista, como idiotas como você tentam dizer.O Integralismo não aceita o capitalismo ou o liberalismo econômico e, apesar de buscar o resgate da tradição, não defende o conservadorismo. O Integralismo é autoritário. Despreza a globalização econômica, valorizando exageradamente o nacionalismo. Exageram tanto que não entendem sequer onde termina a fronteira do país. Política só praticada – e apoiada – por pessoas e nações esquerdistas.Mais do que isso, os integralistas de hoje afirmam cinicamente que capitalismo e comunismo são face da mesma moeda. Comparam um sistema que assassinou 100 milhões de pessoas com um sistema que desenvolveu todos os países que o praticaram. Estados Unidos, Europa, Coréia do Sul, Taiwan, etc, prosperaram-se em todos os sentidos através do capitalismo, enquanto que, a título de comparação, países como China e Rússia assassinaram milhões de pessoas com a praga do comunismo.Integralismo é tão esquerdista e socializante quanto nazismo e fascismo.Vá estudar mais, pára não passar tanta vergonha assim, Paulo.





Pare de mudar minhas palavras e vá estudar, Paulo.Vá trabalhar, vagabundo.


A ARROGÂNCIA JUDAICA AFLORA EM TUAS PALAVRAS!É melhor você medir sua língua ao falar dos judeus, Paulo.Não venha coms eu anti-semitismo para cá.Os judeus são um dos povos mais decentes e morais do mundo. Judeus desenvolveram em muito todos os países que estiveram. No Brasil, milhares de judeus trouxeram progresso desde os tempos de colônia. Aliás, a colônia era povoamente massivamente por judeus. A primeira leva de imigração, no Brasil, foi feita por judeus.





São judeus como James Strauss, que foi o primeiro brasileiro a ser diplomado como concertista pela Escola Normal de Música de Paris, é que trazem progresso ao Brasil.Na vida sócio-cultural brasileira, a participação judaica é estrondosamente grande. Desde políticos como Jaime Lerner e Israel Klabin, até atores como Débora Bloch e Luciano Szafir, passando obviamente por nomes como Adolpho Bloch, Alberto Dines, Boris Casoy, Burle Marx, Cacá Rosset, Celso Lafer, Clarice Lispector, Dina Sfat, Eva Todor, Frans Krajcberg, Gilbert, Gilberto Braga, Gilberto Dimenstein, Henrique Morelen-baum, Henry Sobel, Herbert Moses, Isaac Kabitschevisky, Jacob Guinsburg, Jacob Pinheiro Goldberg, Jacques Klein, Jom Tob Azulay, José Mindlin, Juca Chaves, Lazar Segall, Leon Hirszman, Mário Schenberg, Moacyr Scliar, Natalia Thimberg, Nilton Bonder, Senor Abravanel, Tatiana Belinky, Victor Civita e outros tantos.








Na vida econômica, destacam-se grandes empresas com participação acionária de membros da comunidade judaica: Amsterdam Sauer, Arteb, Bahia Sul Celulose, Banco HSBC, Banco Ioschpe, Banco Panamericano, Banco Safra, Banque Safdie, Casas Bahia, CCE, Cia. Suzano, Cofap, construtoras (Birmann, Cyrela e Tecnisa), Darling, Drastosa, Du Loren, Elgin, Fotoptica, Guaporé Veículos, Grupo Abril, Grupo Klabin, Grupo Rosset, Grupo Vicunha, H. Stern, Hope/Mash, Hotéis Eldorado, Hotéis Vila Rica, Lojas Marisa, Lavable, Marcyn, Maringá Turismo, Natan Jóias, O Boticário, Ponto Frio, Porto Seguro, RBS, SBT, Side Play, Tabacow, TDB, Tri Fil, Vale Refeição, Vila Romana, Zero Hora, etc., além de uma infinidade de sócios e acionistas judeus em centenas de grandes empresas nacionais e multinacionais.Então, Paulo, é melhor você medir sua língua ao falar dos judeus. Anti-semitismo é crime. É melhor você medir sua língua.Mais da metade dos brancos brasileiros são descendentes de judeus. Quase 40% do Brasil é cripto-judeu.








São coisas boa de se ler numa tarde de domingo!





James